Il-Ħamis, 22 ta’ Mejju 2008

Parece que sai o Excessos e Exceções

Recebi um email ontem da Idéias e Letras interessada em publicar o livro. Quero que ele saia até outubro para ele coincidir com o minicurso que eu propús a anpof:

Excessos e Exceções: o esforço para pensar a singularidade

O mini-curso procurará explorar de diversas maneiras as dificuldades conciliar pensamento e singularidade. A idéia é explorar temas do meu livro Excessos e Exceções – Por uma ontologia sem cabimento. O tema da singularidade pensada convoca discussões em diversas tradições, tanto analíticas quanto continentais.

O curso começará abordando as dificuldades de conciliar o pensamento como uma teia de relações internas – tal como surge a partir das críticas ao imediato que remontam a Kant e Hegel – e a atenção a singularidade, que parece demandar alguma medida de relação externa. Apresentarei argumentos em favor de um holismo quanto ao pensamento e à significação. Tal holismo, no entanto, estará em tensão com a demanda de atenção a singularidades. Trato em seguida do tema do haecceitismo e como ele é apresentado e defendido: se a tese conversa à indiscernibilidade dos idênticos pode ser defendida. Isto leva rapidamente a questões relacionadas com a verdade e a inescrutabilidade da referência. Daí passamos para o esforço por conceber a possibilidade de pensamentos de re. Comparo este esforço com aquele para entender o singular sem enquadra-lo em uma descrição, em um Mesmo. Em seguida considero a experiência entendida neste contexto, não como um componente de uma epistemologia (o que o holismo interdita), mas como uma parte do mundo – como parte da ontologia. Neste ponto estou em condições de apresentar minha solução para o problema de conciliar pensamento, entendido de uma perspectiva holista, e atenção a singularidade. Termino analisando algumas conseqüências da solução oferecida para a ontologia e a política. No percurso encontramos idéias e argumentos de filósofos como Quine, Davidson, Evans, McDowell, Russell, Derrida, David Kaplan, Lévinas, Deleuze, Guattari, Donnellan, Butler e Agamben

1. Holismo e atomismo
2. Haecceitismo vs anti-haecceitismo
3. Verdade, generalidade e singularidade
4. Pensamento de re
5. Experiência, conteúdos de pensamento, atos de pensamento
6. Imanência e singularidades em fuga
7. Uma ontologia não-fascista

No comments: